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Atenuador de Impacto - Atenuadores Móveis

Sistemas Móveis e de Obras

 

As zonas de obra são especialmente problemáticas e tem uma alta sinistralidade laboral. Neste caso é necessário a utilização de sistemas de proteção especiais como descrevemos abaixo.

 

Alguns sistemas permanentes de atenuadores de impacto possuem versões portáteis equivalentes, com a função adicional de poderem ser instalados de forma provisória em situações de obra. Desta forma, quando termina a obra o sistema pode ser utilizado em outro local ou então ser instalado de forma permanente neste mesmo local, sendo necessário uma pequena readequação de obra civil adicional.

Quando falamos de pontos perigosos concretos, são variáveis em função das necessidades da obra, é especialmente necessária a existência de sistemas versáteis que proporcionem uma boa proteção considerando a mobilidade da obra .

Para esta finalidade também existem outros sistemas específicos, são os sistemas TMA (Truck Mounted Attenuator) ou AMC (Atenuador Montado em Caminhão), que se acoplam na parte traseira dos caminhões atuando como uma almofada quando recebe um impacto.

Também conhecidas como barreiras plásticas, este sistema pode ser utilizado em obras, desde que obedeça critérios de performance conforme descrito nos métodos de ensaio da NCHRP350 cumprindo a função de um atenuador de impactos.

 

 

Os sistemas AMC são utilizados em veículos tipo madrinha que protegem o transporte de mercadorias perigosas, mas sua principal utilidade será em zonas de obra em rodovias. Estas zonas de periculosidade
temporal têm um alto índice de sinistralidade devido a exposição dos trabalhadores ao tráfego aberto. Por isso, nos Estados Unidos é obrigatório seu uso em todo tipo de trabalho em rodovias, incluindo obra nova ou manutenções, tanto estáticos como em movimento. O AMC se acopla, neste caso, a caminhões que protegem os trabalhadores que estão realizando seu trabalho.

 

 

Os AMC são compostos por um ou vários cartuchos de absorção de energia que se esmagam ao receber um impacto de um veículo proporcionando uma desaceleração suave ao veículo impactante evitando que este se encaixe por debaixo do caminhão. Desta forma, além de salvar a vida dos ocupantes do veículo que choca contra o AMC, se evita  danos ao caminhão e ao material que possa estar acondicionado em seu interior e por conseguinte, os trabalhadores da obra.

 

 

Além dos Estados Unidos, diversos países da Comunidade Européia incluem o uso do AMC como condição obrigatória para realizar qualquer trabalho na rodovia.

 

 

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