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Dispositivos de Contenção - Defensa Metálica

SISTEMAS DE SEGURANÇA RODOVIÁRIA

 

Classificação dos Sistemas de Segurança Rodoviária


Os sistemas de segurança rodoviária são caracterizados por um grande número de equipamentos com a função de proteger os ocupantes dos veículos que perderam o controle e saíram da sua via de tráfego e, simultaneamente, evitar danos em terceiros quer se encontrem na estrada ou nas proximidades. Na Figura abaixo é apresentada a classificação dos sistemas de segurança rodoviária, segundo a norma EN1317-1 [1] do CEN (Comité Europeu de Normalização).

 

 

 

1. Descrição de Sistemas de Segurança de Veículos

1.1 - Terminais e Transições

Os terminais são o tratamento utilizado nas extremidades dos Dispositivos de Contenção. As transições são o equipamento utilizado na união de duas barreiras com diferentes concepções e desempenhos.

1.2 - Dispositivos de Contenção

Os Dispositivos de Contenção são dispositivos instalados no extremo da plataforma ou no separador central com a finalidade de conter e redireccionar os veículos acidentados, provocando o menor dano possível aos seus ocupantes. Em outro artigo iremos descrever os diversos tipos de barreiras de segurança onde se incluem Defensa metálica, barreiras tipo New Jersey, barreiras metálicas e outros.

1.3 - Muros de Contenção

Os muros de Contenção para veículos são barreiras de protecção instaladas na extremidade de uma ponte, de um muro de suporte ou outra estrutura em que possa existir uma queda vertical. Estes dispositivos protegem também os pedestres e outros utilizadores da estrada.

1.4 - Atenuadores de Impacto

Os atenuadores de impacto são dispositivos instalados em frente a um objeto rígido e destinados à absorção de energia de um veículo rodoviário, com vista a reduzir a gravidade de uma possível colisão. Quanto à funcionalidade os atenuadores de impacto são classificados em 3 tipos:

- Inerciais ou direcionais – concebidos para conter e capturar o veículo descontrolado;
- Permanentes ou redirecionais – concebidos para conter e redireccionar o veículo;
- Móveis - concebidos para utilização provisória, particularmante em obras;

1.5 - Escapatórias

As escapatórias são locais adjacentes à estrada e que devem ser localizadas no fim dos declives superiores a 6% e com extensões maiores que 2 km. Pretende-se que estes dispositivos permitam desacelerar um veículo que, por qualquer razão, não conseguiu frear durante a descida.

 

2 – Descrição de Sistemas de Segurança de Pedestres

2.1 - Muros de Contenção

Os muros de contenção são sistemas de segurança para pedestre, cavaleiros, ciclistas ou gado ao longo de uma ponte ou no topo de um muro de suporte ou estrutura semelhante e que não constitui, intencionalmente, um sistema de segurança para veículos.

2.2 - Guarda Corpos

Os guarda corpos são sistemas de segurança para pedestres, cavaleiros, ciclistas ou gado localizados ao longo da extremidade de calçadas ou caminhos de pedestres e concebidos para impedir os pedestres de transporem ou atravessarem a estrada ou outra área provavelmente perigosa.

 

 

Comentários  

 
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