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Barreiras Inerciais PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Atenuador de Impacto - Atenuadores Inerciais

As barreiras inerciais utilizam a areia como elemento de absorção de energia. Estas barreiras também podem servir como escapatórias para caminhões.

 

As barreiras inerciais são uma alternativa econômica aos atenuadores de impactos tradicionais, e seu uso se circunscreve a pontos onde não se esperam impactos frequentes, dado que não são sistemas reutilizáveis após um impacto.
Uma das aplicações das barreiras inerciais são para escapatórias ou caixas de brita, sendo eficaz especialmente para caminhões.

 

Uma barreira inercial é composta por módulos independentes que se utilizam a areia como meio para absorver a energia cinética de um impacto de um veículo que, de outro modo, iria colidir contra um obstáculo rígido da rodovia.
O sistema está baseado em módulos de plástico resistente às intempéries, que se enchem de areia de uma determinada densidade em diferentes proporções segundo a indicação do módulo individual dentro da configuração do sistema. Desta forma, a energia do impacto é transferida para a areia que absorve proporcionando uma desaceleração paulatina a medida que o veículo atravessa o sistema.

 

Configurações típicas de barreiras inerciais.

 

 

A principal característica do sistema é sua versatilidade, já que se trata de módulos interdependentes e individuais, e portanto se podem adaptar a qualquer configuração física do ponto e a qualquer velocidade de impacto, sempre que haja espaço suficiente para isto. Somente há que ter em conta que não são sistemas redirecionais, ou seja, limitam-se a absorver a energía dos impactos frontais. Portanto não se deve instalar em locais onde seja inprescindível esta prestação.

 

O uso habitual é a colocação destes sistemas en pontos perigosos onde não se esperam muitos impactos laterais, conseguindo uma proteção adequada a um hipotético choque sem recorrer a um investimento maior para instalar um atenuador de impactos redirecional. Normalmente, após receber um impacto em um destes pontos, o sistema deve ser substituido por um sistema mais avançado e reutilizável.

 

Por último, uma prestação destacada da barreira inercial é a possibilidade de ser usada como escapatória para caminhões de grande tonelagem. O sistema ENERGITE III é o único que foi estudado para deter camionhões de até 40 toneladas a uma velocidade de impacto de 80 km/h. Para isto é necessário instalar umas bases de tubo corrugado colocadas entre tabuleiros fenólicos para adaptar seu centro de gravidade ao de um caminhão, sendo assim o sistema poderá ser utizado como escapatória para caminhões.

 

 

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